A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um dos documentos mais importantes do trabalhador brasileiro, pois ela é obrigatória a qualquer pessoa física que queira prestar serviços.
No entanto, com a sociedade se adaptando rapidamente às interações sociais pela internet, diversos documentos passaram a ter versões digitais, entre eles a Carteira de Trabalho.
Trazendo praticidade e grande facilidade de acesso, as vantagens da Carteira de Trabalho Digital estão caindo nos gostos de um número cada vez maior de brasileiros, levando à substituição da versão de papel.
Para esclarecer nossos leitores sobre essa novidade, hoje falaremos sobre o surgimento e as vantagens da Carteira de Trabalho Digital, bem como quais são as desvantagens da Carteira de Trabalho física. Falaremos também sobre para que serve a Carteira de Trabalho Digital, o que acontece com a Carteira de Trabalho impressa e muito mais! Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!
Como surgiu a Carteira de Trabalho Digital? Qual sua importância? O que ocorre com a CTPS impressa?
A Carteira de Trabalho Digital é um equivalente eletrônico da CTPS impressa, que é um dos principais documentos do trabalhador brasileiro. Nela consta todo o histórico de sua vida profissional, incluindo seus empregos atuais e anteriores, atualizações de salários, anotações de férias, entre outros. Trata-se de um documento indispensável para se conseguir um emprego formal.
A versão digital da CTPS existe desde 2017, porém a publicação da Portaria n° 1.065, em 23 de setembro de 2019, oficializou seu uso em substituição ao documento físico.
Sua identificação será feita de forma única, por meio do CPF do usuário.
A pergunta que não quer calar é: e a carteira de papel? A versão impressa da CTPS continua valendo normalmente. O governo recomenda que o trabalhador guarde o documento, pois ele poderá ser necessário no momento de comprovar o tempo de serviço. Além disso, se o trabalhador for contratado por um empregador que não usa o eSocial, ainda vai precisar da versão de papel da carteira.
Quais são as desvantagens da Carteira de Trabalho impressa? Quais são as vantagens da Carteira de Trabalho Digital?
A Carteira de Trabalho física tem algumas desvantagens que justificaram a adoção do modelo digital. Conheça algumas delas:
– necessidade de levar o documento consigo sempre que for procurar por emprego;
– o documento pode ser danificado, exigindo a emissão de segunda via;
– sua emissão é burocrática, pois necessita de agendamento;
– a verificação dos dados é manual, ou seja, mais lenta.
De forma comparativa, a Carteira de Trabalho Digital oferece as seguintes vantagens:
– não é necessário levar o documento no momento da contratação, basta informar o número do CPF ao empregador;
– emissão rápida e sem burocracias, pois não requer agendamentos;
– dispensa a emissão de segunda via;
– o trabalhador pode acessar os dados de sua Carteira de Trabalho de qualquer lugar, basta ter um computador ou smartphone com acesso à internet;
– a verificação de dados é feita digitalmente, economizando tempo.
Quem tem direito à Carteira de Trabalho Digital? Como criar uma?
Todos os brasileiros e estrangeiros que estejam registrados no Cadastro de Pessoa Física (CPF) têm direito a solicitar uma CTPS digital. No entanto, cada trabalhador precisa habilitar o documento, criando uma conta de acesso no sistema online de emissão.
Esse serviço pode ser acessado por meio do site ou do aplicativo (app) de celular para iPhone e Android.
Conheça o passo a passo para emitir a sua Carteira de Trabalho Digital.
1 – Acesse o site acesso.gov.br e clique em “Criar sua conta”.
2 – Preencha os campos com suas informações pessoais.
3 – Escolha uma forma de ativação (e-mail ou SMS).
4 – Acesse seu e-mail ou verifique seu celular para criar uma senha e ativar sua conta.
Após criar sua conta, entre pelo site ou app,informando o CPF e a senha que você cadastrou, e confirme algumas informações pessoais, como nome da mãe e data de nascimento.
Quais os impactos da Carteira de Trabalho Digital para o trabalhador e o empregador?
Tanto o trabalhador quanto o empregador serão afetados pela chegada da versão digital da CTPS. Confira o que mudou.
Trabalhador
– Não precisará apresentar o documento de papel.
– Possibilidade de baixar sua Carteira Digital de Trabalho para acessar sua última versão, mesmo sem conexão de internet. É importante lembrar que, em caso de atualização do documento, é necessário baixar a versão mais recente do PDF.
– No momento da contratação, basta informar o número do CPF, não sendo mais necessário decorar o número da carteira de trabalho.
– Decorridas 48 horas do lançamento de dados ao eSocial realizado pelo empregador, o trabalhador já tem acesso às informações atualizadas na Carteira de Trabalho Digital sobre seu novo contrato.
Empregador
– O RH não precisa fazer anotações no documento de papel nem lançar dados na CTPS digital, ou seja, a assinatura da carteira é feita digitalmente pelo eSocial.
– Deverá ter atenção ao enviar os dados no eSocial para evitar erros.
– Como as informações enviadas ao eSocial serão automaticamente copiadas para a Carteira Digital, é possível poupar tempo e diminuir a burocracia na contratação de funcionários.
A Gateno & Lucki é um escritório de advocacia com mais de 30 anos de experiência no mercado de Direito do Trabalho, Direito Previdenciário e Direito do beneficiário de plano de saúde. Nossa missão é garantir seus direitos com máxima dedicação e transparência, por meio do atendimento de cada cliente, de forma única e personalizada.
Estamos sempre à disposição para apoiar e tirar suas dúvidas com problemas referentes ao Direito do Trabalho.
Gostou de saber mais sobre esse tema? Confira nosso blog para não perder nenhuma novidade sobre Direito. Siga também nossas redes sociais no Facebook e no Instagram.
Até a próxima!